trabalha
2.1 - Programa – Definição O Programa, também chamado de Software, é um conjunto de instruções em uma seqüência ordenada dada ao computador. Dependendo da complexidade do problema a ser resolvido pelo computador, podemos criar um ou mais programas. Um Sistema é um conjunto de programas relativos a um problema comum. Na criação de um programa são observadas as seguintes etapas:
2.2 - Definição do Problema
Antes de se utilizar o computador, é necessário saber qual é o problema que se deseja resolver. É necessário caracterizá-lo de uma maneira clara e completa. Se torna necessário portanto analisá-lo minuciosamente buscando conhecer todos os seus detalhes.
2.3 - Criação do Algoritmo
O Algoritmo é a solução do problema escrita numa linguagem natural (no nosso caso, o português). Logo, definido o problema, passa-se em seguida à fase do desenvolvimento de um algoritmo capaz de produzir os resultados desejados. Na elaboração do algoritmo são usadas regras de sintaxe e de alinhamento (estruturação) que veremos no capítulo seguinte.
2.4 - Teste da Solução - I
Após a fase anterior, a lógica pode ser testada usando o próprio algoritmo, ou ainda podem ser usados recursos gráficos. Os mais conhecidos são: Diagrama de Blocos (Fluxograma) Diagrama de Chapin No Fluxograma os comandos são colocados em figuras geométricas padronizadas. O Diagrama de Chapin exibe a lógica dentro de um grande retângulo. Tais recursos possibilitam melhor visualização da lógica desenvolvida.
2.5 - Codificação da Solução
Esta etapa consiste na transcrição do algoritmo para uma linguagem de programação aceita pelo computador – Ex.: COBOL, CLIPPER, PASCAL, etc. – em formulário adequado (folha de codificação).
2.6 - Edição do Programa
É a entrada do programa no Sistema através da sua digitação. Após tal procedimento,