trabahos
Gestão de pessoas é a função gerencial que visa á cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. (GIL, 2001). Como parceiro da organização, uma das atribuições do RH é criar competências e comportamentos necessários, gerindo a seleção, o treinamento, o desempenho, o reconhecimento e o desenvolvimento das pessoas, os resultados de trabalho dependem do desempenho dos talentos humanos, então captar, integrar, aperfeiçoar e manter as pessoas nas organizações é desafio importante dos gestores. Chiavenato(1999), diz que tem-se, basicamente, como principais subsistemas: (1) Agregando pessoas; (2) Aplicando Pessoas; (3) Recompensando pessoas; (4) Desenvolvendo pessoas; (5) Mantendo pessoas e, (6) Monitorando pessoas. Por meio destes subsistemas, as organizações buscam o conhecimento, as habilidades e capacidades que têm valor para a organização e promover mudanças, favoráveis ao desenvolvimento da organização e dos seus membros.
Observou-se que na CCAPAR são utilizados alguns subsistemas como, aplicar pessoas, mas não em total conformidade com Chiavenato (1999). Ele diz que esse processo de aplicar pessoas é utilizado para descrever as atividades que as pessoas irão realizar na organização, orientado e acompanhando seu desenvolvimento, incluindo, desenho de cargos, e avaliação de desempenho.
Não utilizam a ferramenta do desenho de cargos por não terem conhecimento sobre tal, o que é bastante relevante em uma empresa no desenho do cargo consta a tarefa que ocupante irá realizar, a remuneração sobre o cargo, os direitos e