exames laboratorias e seus perfis
Os distúrbios ácido-base são comuns em indivíduos hospitalizados. Embora o ensino padrão reconheça quatro distúrbios ácido-base (acidose metabólica, alcalose metabólica, acidose respiratória e alcalose respiratória),existem inúmeros mecanismos por meio dos quais a acidose ou a alcalose metabólica pode ocorrer; mas de um desses eventos pode estar presente em um único indivíduo. Além disso, enquanto acidose e a alcalose respiratória são distúrbios mutuamente exclusivos, a acidose e a alcalose metabólica podem coexistir em um mesmo indivíduo.
Exames Laboratoriais dos Parâmetros Ácido-BaseAlguns poucos testes são necessários para reconhecer os distúrbios ácido-base mais simples e os mais complexos, entre eles os exames de triagem simples, como painel metabólico básico, e os exames mais especializados, como gases sanguíneos, e aqueles para determinar a presença de causas especificas para o hiato aniônico aumentado.
Eletrólitos Plasmáticos
A triagem inicial dos distúrbios ácido- base pode ser alcançada utilizando-se o painel metabólico básico. Os ensaios para bicarbonato plasmático sofreram modificações ao longo dos 20 anos. Inicialmente, o bicarbonato era medido diretamente; ao contrario, a quantidade total dos compostos contendo CO²dissolvidos era quantificados como conteúdo total de CO². O plasma era alcalinizado para converter todo o CO² dissolvido no carbonato, seguido da acidificação e geração de gás CO².O gás era originalmente quantificado por métodos manométricos, mas, mais recentemente, pela utilização de métodos de titulações nem equipamentos automatizados. O CO² quantifica primeiramente o bicarbonato; o CO² dissolvido contribui com aproximadamente 5% valor, e o CO² ligado a proteínas, com uma pequena fração. Assim, o CO² total geralmente superestima o bicarbonato plasmático por 1 a 2 mmol/L. Atualmente, mais da metade dos laboratórios determina o bicarbonato por métodos enzimáticos, e uma