A evolução da Medicina: Como era e como é hoje
Se você é médico recém iniciado na carreira, com certeza terá isso na ponta de língua. Para aqueles que já estão há mais tempo na profissão e não se lembra de cór, com certeza carrega consigo os princípios desse juramento solene de integridade, humildade e profissionalismo.
Todos os médicos que iniciam sua profissão devem fazer um juramento conhecido como “O Juramento de Hipócrates”. Hipócrates foi um médico da Grécia antiga, que viveu entre os anos 460 a 377 A.C., e até hoje é considerado o pai da medicina ocidental.
Em tradução adaptada para o nosso idioma, o discurso de juramento é o seguinte:
“Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência.”
Hipócrates
Com certeza isso é de arrepiar, até para quem não é medico. Mais uma vez deixamos aqui o nosso parabéns, não só pelo dia do médico e pela admirável profissão, mas também pela dedicação pela cura e respeito com a vida.
De lá para cá…
O cenário da medicina já passou por incontáveis transformações, mas uma coisa é certa: Desde os primórdios até os tempos de hoje, os princípios médicos são um dos mais importantes, fiéis e respeitáveis fundamentos com reflexo direto na evolução da sociedade.
E se tratando de reflexo e evolução social, não foi só a medicina que mudou. Antigamente, era pouco comum para qualquer pessoa ir ao médico, já que isso era algo específico para quando se estava realmente doente. Atualmente, devido ao estilo de vida da sociedade moderna, consultas médicas passaram a ser algo rotineiro, a famosa “consulta de rotina”, ou quando é feito aquele check up geral, para saber se está mesmo tudo certo.
O surgimento e crescimento das especialidades
Com o tempo, também foram surgindo inúmeras especialidades médicas. Partindo das mais conhecidas e específicas, estão médicos como o Pediatra, Ginecologista, Ortopedista e o Geriatra, sendo seguidos de diversas outras especialidades, como a