Traba de Urbanismo
A cidade de Paulínia encontrou um jeito de economizar na coleta de lixo. A lixeira com cerca de 1 metro é bem mais espaçosa do que parece. Elas têm 2 metros abaixo do nível da calçada, em containers subterrâneos. A coleta é feita duas vezes por semana, caindo pela metade o número de viagens feitas pelos caminhões. O que fica no lixo orgânico, é levado para o aterro sanitário de Paulínia. O lixo reciclável vai para uma cooperativa do município.
3.
Solução de Uberlândia (MG):
Em 2000, foi instituído, na Prefeitura Municipal, o Núcleo de Acessibilidade. Após sua criação, todas as obras de uso coletivo passaram a ser vistoriadas, também, em relação à acessibilidade da construção. Como resultado dessas mudanças, todas as regiões da cidade são dotadas de adaptações inclusivas para todos os cidadãos (bares, restaurantes, boates, centros de cultura, prédios, transporte público, áreas de lazer), o que fortaleceu a integração social de pessoas portadoras de deficiência. Uberlândia é a primeira cidade do Brasil a ter 100% de transporte público acessível. Estima-se que cerca de 10 mil pessoas com deficiência foram inseridas no mercado de trabalho devido à facilitação da mobilidade pela cidade e pelas adaptações de instituições para receber esses profissionais.
5.
O Programa de Energia e Construção Sustentável de Austin é um projeto de transformação do mercado que fornece apoio técnico a proprietários, arquitetos, designers e construtoras na concepção de casas e edifícios que tenham o máximo de sustentabilidade em sua constituição. Em 2007 foi aprovada uma lei que exige que todos os novos prédios da cidade sejam 75% mais eficientes que o padrão atual.