trab1
Autarquia educacional do Vale do São Francisco- AEVSF
Curso: Secretariado Executivo
Administração de Recursos Humanos
Camila Daniele Xavier
Edinubia Alves
Larissa Gusmão
Tarcio Teixeira
Gestão de Conflitos
Petrolina – PE
Setembro 2013
INTRODUÇÃO
Desde o momento em que o ser humano surgiu, constatou-se a ocorrência de uma serie de conflitos em sua vida, seja em termos pessoais, quanto profissionais. Conforme o homem desenvolveu-se culturalmente e tecnologicamente os conflitos foram mudando não só quanto à intensidade, magnitude, como também quanto ao número de envolvidos. Vale ressaltar que pessoas nunca têm objetivos e interesses idênticos.
A palavra conflito esta ligada ao desacordo, discórdia, divergência, dissonância, controvérsia ou antagonismo.
O conflito existe quando uma das partes seja o individuo ou grupo, tenta alcançar seus próprios objetivos relacionados aos interesses da outra parte, a qual, sem dúvida, interfere na obtenção dos objetivos que se deseja alcançar. Esta interferência pode ser tanto ativa (mediante ação que provoque obstáculos, bloqueios ou impedimentos) como passiva (mediante o critério de omissão). Assim o conflito e muito mais do que um simples desacordo ou divergência, uma vez que se constitui de uma interferência ativa ou passiva, ao mesmo tempo em que deliberada no sentido de se impor um bloqueio sobre a tentativa da curta parte de alcançar os seus objetivos. Entretanto o conflito pode ocorrer no contexto do relacionamento entre duas ou mais partes, podendo se realizar entre pessoas ou grupos ou organizações, podendo ainda acontecer entre mais de duas partes ao mesmo tempo.
Ao gestor de recursos humanos, gestor de talentos ou outro nome que for designado por uma empresa para o profissional que trabalha com pessoas, cabe aptidão (disposição inata, ou ainda, capacidade ou habilidade resultante de