TRAB
Embora tais finalidades possam ser catalogas de várias formas, serão aqui agrupadas em duas básicas: Finalidade de controle e finalidade de planejamento.
Controle pode ser conceituado como um processo pelo qual a alta administração se certifica, na medida do possível, de que a organização está agindo em conformidade com os planos e politicas traçados pelos donos de capital e pela própria alta administração. O referido autor afirma que a informação contábil é útil ao processo de controle das seguintes formas:
Como meio de comunicação- Os relatórios contábeis podem ser de grande auxilio, ao informar a organização a respeito dos planos e políticas da administração e, em geral, das formas de comportamento ou ação que a administração deseja atribuir à organização.
Como meio de motivação- A organização seja motivada de forma que venha a fazer o que a administração quer que se faça. A informação contábil pode auxiliar este processo de motivação.
Como meio de verificação- A administração necessita avaliar a qualidade dos serviços executados pelos empregados.
Planejamento é o processo de decidir que curso de ação deverá ser tomado para o futuro. A informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões ou Standards e ao inter-relacionamento da contabilidade com os planos orçamentários, é de grande utilidade no planejamento empresarial.
3 – Especializações contábeis e funções típicas.
As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico. Registrar: todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;
Organizar: um sistema de controle adequado à empresa; Demonstrar: com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e