Relat rio difração e interferencia
Dentre os experimentos, foram realizados a fim de que fossem observadas e estudadas algumas propriedades ópticas geométrica da luz, tais como a reflexão.
Foram realizadas vários experimentos em que a incidência de um raio de luz foi direcionado em um espalho plano, dois espelhos planos com um ângulo submetido para ver o ângulo de reflexão.Também foi realizado a incidência deste feixe de luz sobre uma superfície polida convexa e côncava,em que pode ser observar a incidência da luz em varias situações dependendo da posição do objeto em relação ao foco e raio de curvatura. Os resultados obtidos estão descritos neste relatório como também seus dados matemáticos.Vamos então tratar a luz como: Princípio da Propagação Retilínea da Luz:
“Nos meios transparentes e homogêneos a Luz propaga-se em linha reta”.
OBJETIVOS
Dentre o principal motivo deste experimento é mostrar os princípios da ótica geométrica nos espelhos planos de acordo com seu angulo em relação a normal,dos espelhos com curvatura em que pode ser côncavo e convexo, a formação de imagens e sua reflexão em relação a luz emitida.
INTRODUÇÃO
Um espelho plano é uma placa de vidro cuja superfície posterior recebeu uma fina película de prata. Quando a luz incide em uma superfície deste tipo, ela é refletida regularmente. Essa regularidade da reflexão é que permite a formação de imagens. Como isso não acontece nos corpos cujas superfícies são rugosas, estes não produzem imagens.As superfícies rugosas, quando iluminadas nos revelam somente sua própria forma, textura e cor.
Quando vamos dirigir um carro, precisamos ajustar a posição dos espelhos retrovisores para enxergar o que está atrás dele. Qualquer alteração na posição do espelho ou da cabeça do motorista pode impedir esta visualização, porque os feixes de luz que incidem no espelho plano são refletidos em direções determinadas. Ou seja, os feixes de luz emitidos por um carro que está atrás só serão vistos pelo motorista se refletirem no espelho e