Trab
Introdução 3
Ricardo Reis 4
Neste dia em que os campos são de Apolo 5
Estrutura Externa 6
Estrutura Interna 7
Recursos Expressivos 8
Prefiro Rosas meu amor À Pátria 9
Estrutura Externa 10
Estrutura Interna 11
Recursos Expressivos 12
Conclusão 13
Introdução
Este trabalho foi nos proposto no âmbito da disciplina de Português, com este trabalho pretendemos desenvolver a análise e interpretação dos poemas “Neste dia em que os campos são de Apolo” e "Prefiro Rosas meu amor à pátria" de Ricardo Reis. O primeiro poema defende o prazerdo momento, o “carpe diem”, como caminho da felicidade, mas sem ceder aos impulsos dos instintos e no segundo poema vamos encontrar a recusa do esforço (da pátria, glória e virtude), a demisão da vida, a indiferença, a aceitação da precariedade da vida de forma que a própria natureza ensina o sujeito a "olhar" a vida como um espectador.
Ricardo Reis
Ricardo Reis é um dos quatro heterónimos mais conhecidos de Fernando Pessoa, tendo sido imaginado de relance pelo poeta em 1913 quando lhe veio à ideia escrever uns poemas de índole pagã. Nasceu no Porto, 19 de Setembro de 1887, estudou num colégio de jesuítas, formou-se em medicina mas não praticava a profissão e, por ser monárquico, expatriou-se espontaneamente desde 1919, indo viver no Brasil. Era latinista por educação alheia e semi-helenista por educação própria. Tinha um grande interesse pela cultura Clássica, Romana (latina) e Grega (helénica).
Carateristicas Estilísticas:
Submissão da expressão ao conteúdo;
Estrofes regulares e versos brancos (sem rima);
Recurso frequente a assonância, à rima interior e à aliteração;
Uso frequente do hiperbato (Alteração da ordem comum das palavras, prejudicando a clareza da expressão), do gerúndio e do imperativo;
Uso de latinismos (língua latina);
As perífrases remetem para um contexto religioso mitológica grega ou latina;
Neste dia em que os campos são de Apolo
Neste