Trab
- 22 de abril de 1500 - descobrimento (posse) do Brasil.
- Cabral passa pelo Brasil, toma posse para Portugal, depois segue para as Índias.
- No primeiro momento o Brasil não interessa muito a Portugal, pq não haviam achado ouro (metalismo) (mercantilismo.
- Brasil tornou-se apenas passagem para as Índias.
- Depois começaram as invasões no Brasil por povos que não eram nem Espanha nem Portugal (Holanda, França).
- Fizeram as expedições guarda-costas que não conseguiram conter as invasões, pois o litoral era muito longo. Fizeram alguns fortes.
- Enviaram as expedições exploradoras, que vasculharam, e viram que a única coisa que poderia ser aproveitada no Brasil era o pau-brasil.
- Então resolveram privatizar o Brasil, para não parar com o comércio nas Índias. Então vieram comerciantes para tirar o pau-brasil através do escambo com os índios, e pagavam taxas para Portugal. Mas os invasores começaram a roubar o pau-brasil e vender na Europa.
- Veio a colonização. Motivo: invasão francesa e a decadência do comércio com as Índias.
1530 á 1808 - Brasil Colônia.
- Colonização: Capitanias hereditárias, açúcar
- Portugal escolheu o açúcar porque conhecia a técnica e estava ao auge no mercado europeu (pouco no mercado). Brasil tem solo e clima propício.
- Portugal dividiu a colônia em lotes, divide entre 12 donatários. Os donatários não ganham as terras, só o direito de usá-la. Dois documento: - Cara de doação- era tipo uma escritura para tomar posse da terra. - Foral- direitos e deveres.
- Apenas 2 capitanias prosperaram: Pernambuco e São Vicente.
- As outras fracassaram porque a distancia era muito grande, os lotes também eram muito grandes. Brigas entre brancos e os índios , Os piratas saquearam as vilas.
- As outras 2 capitanias prosperaram porque investiram no açúcar, o rei de Portugal patrocinou 2 engenhos em São Vicente.
- Pernambuco procurou investimento Holandeses, que sabia refinar o açúcar.
- A sociedade açucareira é a