Trab
O setor agropecuário norteamericano se destaca em virtude da intensa mecanização aliada aos fatores naturais, como extensão territorial e condição climática. Esses permitem que o país seja um dos maiores exportadores de produtos agrícolas. Mesmo com uma elevada produtividade, a participação dessa atividade na composição do PIB (Produto Interno Bruto) nacional é modesta, com somente 2%.
A concentração da atividade agropecuária no território norteamericano se encontra, majoritariamente, nas Grandes Planícies. Nessa região estão estabelecidos os cinturões agrícolas, dos quais destacam o cinturão do trigo (wheat belt), do milho (corn belt), e do algodão (cotton belt). Nas Grandes Planícies situamse as maiores concentrações de criadores de suínos e bovinos. Nas proximidades dos Grandes Lagos e no nordeste do país há também o cinturão verde, onde são produzidas hortifrutigranjeira, incluindo ainda a pecuária intensiva, destinada à produção de leite (dairy belt).
Apesar da enorme concentração agropecuária, nas Grandes Planícies existem importantes áreas produtoras, como a Península da Flórida, que se destacam na produção de cítricos. Já no sul do Estado da Califórnia, os principais cultivos são de frutas como uva, maçã e pêssego. Agropecuária do Uruguai
O setor mais importante das exportações do Uruguai é o dos produtos agropecuários fundamentalmente carne, lã, produtos lácteos, madeira, ou manufaturados com matérias primas dele provenientes, trigo, aveia, cevada, sorgo, milho, linho, girassol e soja. Esta é uma das razões pela qual se recebe amplo apoio do Estado, com vantagens nos juros e nos prazos muito amplos para infraestruturas, compra de maquinaria, e gado reprodutor.
Dentre os tipos de exploração, predominam os estabelecimentos nitidamente pecuários, e em menor proporção os mistos agropecuários. A pecuária se devide em três grupos apartir da forma de criação do gado: para procriação, para animais