Trab
Flávio Augusto Leopoldino Pereira
Universidade Estadual de Maringá flavio_alp@hotmail.com Igor Leme Green Short
Universidade Estadual de Maringá igorshort@hotmail.com Resumo
A Pesquisa operacional é uma ciência que trata da modelagem matemática de problemas buscando encontrar soluções ótimas, por meio da aplicação de análises quantitativas dos problemas gerenciais, propiciando a tomada de boas decisões. O seguinte trabalho tem como base o estudo da Pesquisa Operacional, tratando de sua definição e seu contexto histórico. A partir disso, essa pesquisa ajudará na construção de um modelo (modelagem) de programação Linear para a resolução de um problema de maximização, onde um pizzaiolo procura aumentar sua receita através da produção de pizzas e calzones. Assim, através dos resultados e discussões será proposto o modelo que maximizará os ganhos, demonstrando um caso simples onde a Programação Linear se faz eficaz na ajuda da tomada de decisão.
Palavras-Chave
Pesquisa Operacional, Modelagem, Programação Linear.
Introdução
A Pesquisa Operacional (PO) trata da modelagem matemática de fenômenos estáticos ou dinâmicos. Os problemas estáticos são denominados por determinísticos. Nestes problemas, todos os componentes são conhecidos a priori e nenhuma aleatoriedade em sua ocorrência é admitida. Os problemas dinâmicos são denominados estocásticos, e seus elementos apresentam uma probabilidade de ocorrência em uma determinada forma.
A Pesquisa Operacional surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, da necessidade de lidar com problemas de natureza logística, tática e de estratégia militar de grande dimensão e complexidade. Para apoiar os comandos operacionais na resolução desses problemas, foram então criados grupos multidisciplinares de matemáticos, físicos e engenheiros e cientistas sociais. Esses cientistas não fizeram mais do que aplicar o método