Trab
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO LÚDICA
PALOMA CONSTANTINO DA SILVA RA 437388
SÂMIA TAMIRES PINHEIRO DA SILVA RA 437018
MAGNÓLIA MAURÍCIA DA SILVA RA 406353
ATAIZES NASCIMENTO RA 437398
ALINE DA SILVA SANTOS RA 436792
EDUCAÇÃO LÚDICA
Profa. Ma Adriana Rodrigues da Silva
SENHOR DO BONFIM, NOVEMBRO DE 2014
A atividade lúdica desenvolvida por meio do jogo, das representações simbólicas, do brinquedo e da brincadeira é imprescindível para que as crianças compreendam melhor o mundo em que vivem e as relações sociais que estabelecem. Brincando, elas aprendem a conhecer os outros e a se conhecerem melhor, descobrindo as relações que lhes são prazerosas, aprendendo a lidar com saberes, valores e a alteridade. Vivenciar a brincadeira é uma excelente oportunidade de desenvolvimento, pois a criança experimenta, descobre, inventa e exercita a sua imaginação, a linguagem e o raciocínio lógico.
Cinco Marias
O que é: brincadeira em que as crianças usam saquinhos de arroz para fazer malabarismo.
Acessórios: no mínimo três saquinhos de pano com arroz ou pedrinhas dentro.
Como brincar: a criança joga os saquinhos para o alto. Eles devem ficar onde caírem. O jogador pega um saquinho e atira para o alto. Antes que caia, ele deve pegar outro saquinho, e jogá-lo para o alto. Com os dois na mão, agora é hora de jogá-los e pegar o terceiro saquinho que deve ir para o ar antes de os outros caírem.
Quem acertar tudo ganha um ponto. Quem errar passa a vez para o amigo.
Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, atenção, concentração, agilidade, mira e distância.
O lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade. O jogo, nas suas diversas formas, auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de
habilidades do