trab
1. Explique de forma objetiva como é possível converter ácido lático, proteína e lipídeos em glicose? (não é necessário descrever todas as reações da gliconeogênese. Basta considerar que piruvato, oxaloacetato e intermediários da glicólise são precursores da glicose?
Isso é possível através de um mecanismo chamado gliconeogenese, que é a via de síntese de glicose a partir de precursores não carboidratos como: piruvato, lactato, oxalocetato e esqueleto de carbonos dos aminoácidos. A grande maioria das reações desta via são comuns a glicose. Somente três reações são diferentes sendo abordadas como desvios.
2. Qual a importância da gliconeogênese hepática para o metabolismo energético no cérebro e das hemáceas?
Para o nosso cérebro e o sistema nervoso a glicose sanguínea é a única ou principal fonte de energia. Apenas o cérebro requer cerca de 120g de glicose a cada dia - mais do que metade de toda a glicose armazenada como glicogênio em músculos e fígado.
3.Em que situação a gliconeogênese poderá ser estimulada?
Quando passamos um periodo de tempo muito grande se nos alimentarmos o nivel glicemico do nosso sangue pode baixar drasticamente, o que é prejudicial, logo que a glicose é a nossa fonte principal de energia. o nosso corpo envia sinais para que o figado transforme o glicogenio la armazenado em novamente glicose, o que é chamado gliconeogenese, para que assim eleve o nivel de glicose no sangue.
4. A velocidade máxima da glicogênio fosforilase muscular é muito maior que a hepática.Considerando que o papel da reserva de glicogênio muscular é diferente da reserva hepática, por que as velocidades máximas são diferentes?
Pois o tecido múscular esquelético necessita de energia muito mais rapidamente, em quanto a reserva hepática serve para abastecer outros tecidos do corpo podendo ser liberada mais lentamente.
5. Explique a regulação hormonal do metabolismo do glicogênico?
A regulação hormonal se da através de insulina,