trab
A expressão fenômenos dos transportes refere-se ao estudo sistemático e unificado da transferência de quantidade de movimento, energia e matéria. O transporte destas grandezas e a construção de seus modelos guardam fortes analogias, tanto físicas como matemáticas, de tal forma que a análise matemática empregada é praticamente a mesma. O estudo e a aplicação dos fenômenos de transporte são essenciais para a engenharia contemporânea, por exemplo, nas áreas de engenharia mecânica, engenharia de alimentos, engenharia química e engenharia eletrônica.
Viscosidade
A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular associada à resistência que o fluido oferece a deformação por cisalhamento. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta. É a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, a uma dada temperatura.
Fluidos Newtonianos e Não Newtonianos
Os fluidos - que podem ser líquidos, gasosos ou sólidos -- são classificados de duas maneiras: newtonianos e não newtonianos. Os fluidos newtonianos possuem uma viscosidade constante, ou seja, seguem a Lei de Newton e não sofrem alteração quando aplicada uma força. Já os fluidos não newtonianos, são aqueles cuja viscosidade varia conforme o grau de deformação aplicado.
Fluidos Newtonianos - é um fluido em que cada componente da tensão cisalhante é proporcional ao gradiente de velocidade na direção normal a esse componente e apresentam taxas de deformação proporcionais às tensões cisalhantes aplicadas. A constante de proporcionalidade é a viscosidade. Nos fluidos newtonianos a tensão é diretamente proporcional à taxa de deformação. Onde como exemplo, podemos citar a água, leite e o ar.
Fluidos Não Newtonianos - é um fluido cuja viscosidade varia proporcionalmente à energia cinética que se imprime a esse mesmo fluido e não apresentam taxas de