Fábulas
As fábulas são pequenas histórias que transmitem uma lição de moral. Geralmente os personagens destas histórias são animais com características humanas.
Através das histórias, os valores da sociedade eram criticados para mostrar o que era certo ou errado.
As fábulas são dividias em duas partes:
Primeira parte- a história, ou seja, o que acontece.
Segunda parte- a moral, ou seja, o significado da história.
PARÁBOLAS:
São histórias breves, que utilizam situações e pessoas para comparar a ficção com a realidade através de uma lição de sabedoria.
Também existem parábolas que trazem ensinamentos sobre os princípios da vida, como desenvolvimento da alma e ilusão da vida.
DIFERENCA ENTRE ELAS
A fábula é um texto, criado, inventado com o objetivo de dar ou transmitir uma lição de moral. E a Parábola utiliza situações e pessoas fictícias com fatos reais.
O RATO E A RATOEIRA
Numa planície da Ática, perto de Atenas, morava um fazendeiro com sua mulher, ele tinha vários tipos de cultivares, assim como: oliva, grão de bico, lentilha, vinha, cevada e trigo. Ele armazenava tudo num paiol dentro de casa, quando notou que seus cereais e leguminosas, estavam sendo devoradas pelo rato. O velho fazendeiro foi a Atenas vender partes de suas cultivares e aproveitou para comprar uma ratoeira. Quando chegou em casa, adivinha quem estava espreitando?
Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali.
Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.
Correu para a esplanada da fazenda advertindo a todos:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!
A galinha disse:
- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato foi até o porco e disse:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!
- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser