RESENHA:NÓS QUE AQUI ESTAMOS,POR VÓS ESPERAMOS
Documentário lançado no Brasil em 1999, sob a direção de Marcelo Massagão, que nos mostra uma visão geral do Século XX. Com um emaranhado de arquivos, fragmentos de documentários e obras clássicas do cinema, Massagão faz um apanhado geral sobre as mudanças do século, seus personagens que de alguma forma contribuíram com mudanças, evoluções e revoluções.
Tudo para mostrar que grandes e pequenos feitos têm sua participação fundamental na história. Não importa quem foi ou o que fez como ele ressalta no início, pequenos personagens, grandes histórias; pequenas histórias, grandes personagens. Ele nos mostra a participação de toda a sociedade no século XX, desde o mais simples até o “dito” mais importante. Os grandes artistas, os operários e a mecanização, as mulheres suas lutas, conquistas e a mudança no papel social, a revolução industrial, o telefone, a máquina fotográfica, a conquista dos direitos sociais, as guerras, os ditadores, as bombas em sua criação e seus efeitos, os estudiosos, cientistas e escritores, a viagem a lua, o futebol de Mané Garrincha e a dança de Fred Astaire, em um bailado ritmado, como se a música estivessem ouvindo.
Aborda os bens de consumo em massa: a casa própria, a televisão, os eletrodomésticos, os carros; o surgimento da luz elétrica, do rádio e da aspirina. E por fim, o documentário procurou retratar a forma com que cada país exerce sua crença e seu apego com Deus.
Por fim, conclui-se que existem muitos aspectos positivos advindos do século XX derivados entre outras coisas pelo avanço da ciência e da tecnologia. Por outro lado há a proliferação do consumismo e da permissividade, informações não informativas que vão aos poucos gerando indivíduos imaturos, caracterizados pela desorientação, pela inversão de valores e vazio espiritual, pela descrença, pelo pessimismo, pelo falta de compromisso. Diante de tal perspectiva cresce a ansiedade carregada de incertezas e de maus presságios. O homem