trab jardim botanico
2- A carqueja é uma planta usada principalmente contra intoxicações e doenças hepáticas. Pode atuar na função gastrointestinal, no tratamento de distúrbios digestivos e no tratamento da anemia.
O Confrei é utilizado basicamente contra infecções no corpo. Possui também propriedades cosméticas sendo muito utilizado na composição de hidratantes.
A Stévia é utilizada como um adoçante não calórico. Por ser contrario aos efeitos do açúcar, essa planta alivia a fadiga física e mental, inibe a perda de dentes, atua em dietas, ajuda a normalizar os níveis de pressão arterial e os batimentos cardíacos.
3- As plantas epífetas, ao contrario das parasitas, se alojam no tronco das arvores para captar luz solar e aumentar a eficiência da fotossíntese. Essas plantas herbáceas fixam suas raízes nas partes mais altas dos troncos das arvores, pois não conseguem lugar no solo para absorção de luz. Já as parasitas, se fixam nos troncos das arvores, perfuram os feixes condutores para “pegar” a seiva, pois não conseguem nutrição pela sua própria fotossíntese.
4- Na teoria, as palmeiras que estão nas aléias mais internas deveriam possuir maior quantidade e diversidade de liquens, pois estes se desenvolvem com mais facilidade em ambientes úmidos e limpos. Porem na pratica não foi isso que conseguimos observar. Tanto nas aléias mais próximas a rua jardim botânico quanto as aléias mais internas pudemos encontrar uma grande quantidade e diversidade de liquens, isso acontece pois as palmeiras ( ou liquens, não sei) já estão adaptadas as condições naturais do Rio (acho que podemos trocar isso).
5-
a) Não. Essas plantas são típicas de regiões pobres em nitrogênio, encharcadas e ácidas. As plantas carnívoras fazem fotossíntese, mas o que absorvem nesse processo não é suficiente para a sua nutrição, por isso absorvem nutrientes ,principalmente