Trabalho BIOCEL
Três tipos diferentes de vesículas cobertas foram caracterizados, cada um deles atuando em uma via diferente de transporte. A primeira e mais bem caracterizada são as vesículas cobertas pela proteína CLATRINA, que participam do processo de internalização de macromoléculas do meio extracelular, por endocitose, do transporte de enzimas lisossômicas da rede trans do Golgi para o endossomo. Sabe-se que nas células vegetais, as vesículas são cobertas por CLATRINA estão envolvidas no transporte de proteínas a serem estocadas nos vacúolos.
A proteína CLATRINA se organiza como uma rede que recobre externamente a membrana. Ela associa a membrana através de uma família de proteínas chamadas, no conjunto, de ADAPTINAS. As moléculas reconhecem e ligam-se a superfície citossolica dos receptores transmembranosos envolvidos no reconhecimento das moléculas que estão sendo captadas e empacotadas para o transporte. Existem quatro tipos de adaptinas já caracterizados, sendo que cada um reconhece e se liga especificamente a um dado receptor. Assim juntamente com os receptores, as adaptinas são responsáveis pelo reconhecimento e pela seleção das moléculas que serão incorporadas em uma dada vesícula.
A adaptina responsável pelo brotamento de vesículas dessa região liga-se de um lado, a porção citossolica do MPR, e de outro, à clatrina direcionando assim as proteínas destinadas e compor as vesículas lisossômicas, a interação dessas proteínas causam deformação e evaginação da membrana nesse local. A fissão da