Trabalho etica
Ética e Cidadania
Lucas Schneider
Ética profissional na área da construção civil
Ética é uma palavra de origem grega e significa “propriedade do caráter”. Trata-se de uma disciplina normativa que impõe regras e determina o que se pode ou não fazer, uma vez que determina às pessoas os valores e os padrões convencionais em suas vidas perante a sociedade. Portanto, ser ético é fazer o bem, cumprindo com os valores estabelecidos, sem prejudicar ao próximo.
Já a ética profissional é esse conjunto de valores e atitudes aplicadas no ambiente de trabalho. Essa ética profissional é fundamental para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações interpessoais de seus funcionários. Cumprindo com essas normas, a empresa estará criando um ambiente de trabalho harmonioso e respeitoso além de aumentar o nível de satisfação e confiança de seus funcionários. Cada profissão – ou cada empresa – tem seu próprio código de ética, podendo variar devido às diferentes áreas de atuação. Porém, há elementos da ética aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, lealdade entre outros.
Na área da construção civil, a ética profissional tem como suas principais condutas o compromisso com a qualidade elevada dos serviços e dos produtos, a segurança do local e de seus funcionários. Além disso, valoriza a sustentabilidade ambiental e uma conduta digna, justa e honesta para com seus clientes, gestores e profissionais da mesma área.
Infelizmente, algumas das condutas citadas anteriormente são, muitas vezes, descumpridas em grandes construções e praticamente esquecidas em pequenas obras e reformas. Observando algumas obras, percebem-se diversas irregularidades, desde um operário não usando os equipamentos de segurança, porque acha que não poderá sofrer nenhum acidente, até grandes construções sendo feitas com materiais precários e/ou de segunda mão para que as construtoras lucrem mais. Isso