Trab infantil
Neste trabalho vamos abordar o tema do trabalho infantil. Pretende demonstrar alguns dos conhecimentos acerca de uma infeliz realidade do nosso mundo.Quase todos os dias se vêem os meios de comunicação abordarem este assunto.É chocante o facto de adultos obrigarem crianças a trabalhar horas a fio e muitas delas sem receberem nada em troca. A algumas destas crianças trabalha para ajudar a sua família, apesar de nem sempre o conseguirem porque por vezes nem um salário recebem, outras trabalham obrigadas pelos adultos, sem conseguirem fugir. Decidimos escolher este tema pelo facto de estarmos em pleno século XXI e ainda assim, a exploração infantil existe, e pelo que vemos no nosso dia-a-dia, está bem longe de acabar. Com este trabalho esperamos sensibilizar os nossos colegas, e todas as pessoas que o leiam, para que se apercebam de como é necessário combater este problema, ainda que muitos dos meios para o solucionar não estejam ao nosso alcance. Muitas vezes basta uma pequena denúncia, para salvar centenas de crianças deste “problema”.
A fiscalização sobre o trabalho de crianças em Portugal não funciona "tão bem como deveria", principalmente em relação às novas formas de exploração infantil, como é o caso do chamado "trabalho artístico", considera a Confederação Nacional de Acção Sobre o Trabalho Infantil.
PIEC – Um novo Programa, Uma nova missão: a inclusão e a cidadania de crianças e jovens
Desde Setembro de 2009 que Portugal tem um novo Programa, o PIEC – Programa para a Inclusão e Cidadania, nova estrutura de missão que sucede ao PETI, criado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 79/2009.
Este Programa resulta do reforço dos objectivos na área da inclusão social de criança e jovens e da passagem das atribuições da prevenção e do combate ao trabalho infantil, do PETI para aAutoridade para as Condições de Trabalho (ACT), concretizada pelo Decreto-Lei n.º 229/2009 de 14 de Setembro.
Continuaremos a responder pelos dez