Trab Importancia Do Exame De Suficiencia
NELSON DE AMEIDA LIMA NETO
A IMPORTÂNCIA DO EXAME DE SUFICIENCIA PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE
Salvador
2014
ALICE NAIANA
NELSON DE ALMEIDA LIMA NETO
A IMPORTANCIA DO EXAME DE SUFICIENCIA PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE
Projeto desenvolvido com exigência parcial para a conclusão do 3º semestre da disciplina Metodologia de Pesquisa Cientifica, sob a orientação do professor Afonso Esteves.
Salvador
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. PROBLEMA 2
3. HIPÓTESE 3
4. OBJETIVO 3
4.1 Objetivos específicos 3
5. JUSTIFICATIVA 4
6. REVISÃO DE LITERATURA 4
6.1 Contabilidade Gerencial 5
7. METODOLOGIA 5
8. CRONOGRAMA 7
REFERÊNCIAS 8
2
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade no Brasil vem passando por uma grande reviravolta nos últimos anos, muitas mudanças vêm surgindo no dia a dia, e uma delas é a obrigatoriedade do Exame de Suficiência para os profissionais da contabilidade.
O exame de suficiência deve desencadear uma grande e notória melhora nos cursos de Ciências Contábeis do Brasil, e sendo assim teremos profissionais cada vez mais capacitados no mercado de trabalho.
O Exame de Suficiência foi obrigatório no ano de 2000, sendo suspenso no ano de 2004 por ordem judicial por profissionais que questionavam que a obrigatoriedade da prova não era uma Lei Federal, mas sim uma resolução do CFC. Em 2010 a Lei Federal 12.249 instituiu a aprovação do exame como condição para ter o registro no conselho de classe.
2. PROBLEMA
O problema do exame de Suficiência é que parte das pessoas inscritas não consegue ser aprovadas devido ao seu ensino desqualificado, porque infelizmente as instituições de ensino superior não estão formando pessoas aptas para exercer a profissão contábil. O real motivo do exame de suficiência é mostrar que devemos nos preocupar muito em avaliar o modelo de ensino de nosso país, e principalmente capacitar o profissional para o mercado de trabalho, devendo ser revisadas as