Auditoria
O termo auditoria vem do Latim (audire), expressão usada pelos ingleses para rotular a tecnologia contábil da revisão (auditing ou to audit).
Segundo “Silvio Aparecido Crepaldi” Auditoria é o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas das demonstrações financeiras, onde objetiva mensurar a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis e consiste em controlar áreas-chaves a fim de evitar situações que propiciem fraudes, desfalques e subornos.
Segundo “Hilário Franco” Auditoria é a técnica contábil, que através de procedimentos específicos que lhe são peculiares, são aplicados ao exame de registros e documentos na obtenção de informações e confirmações relacionadas com o controle do patrimônio de uma entidade. - objetiva obter elementos de convicção que permitem julgar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos e se as Demonstrações Financeiras deles decorrentes refletem adequadamente a situação econômica financeira do patrimônio bem como dos resultados do período examinando as demais situações nelas demonstrados.
Segundo “Lopes de Sá” Auditoria é uma tecnologia contábil aplicada ao sistemático exame dos registros, demonstrações e de quaisquer informes ou elementos de consideração contábil visando apresentar opiniões, conclusões sobre essas demonstrações.
Segundo “Report of the Committee on Basic Auditing Concepts of the American Accounting Association” Auditoria é um processo sistemático de obtenção e avaliação objetivas de evidências sobre afirmações a respeito de ações e eventos econômicos, para aquilatação do grau de correspondência entre as afirmações e critérios estabelecidos, e de comunicação dos resultados a usuários interessados.
A auditoria surgiu para atender uma necessidade decorrente da evolução do sistema capitalista. No início, as empresas eram