Projeto Multidisciplinar
Projeto Multidisciplinar
Osasco
18/06/2013
Para explorar o conceito de germinação e desenvolvimento dos vegetais, além do tipo de solo que as plantas necessitam, desenvolvi com meus alunos do Terceiro Ano um experimento bem simples, realizando o plantio de algumas sementes em sala de aula.
Solicitei, previamente, que eles trouxessem para a nossa aula algumas sementes de suas casas. Nós já havíamos trabalhado conceitos referentes as principais partes dos vegetais e, portanto, eles já estavam familiarizados com o tema.
Assim, eles trouxeram noz moscada, girassol, feijão, pimenta vermelha e milho. Expliquei que iríamos plantar estas sementes e ver se elas iriam germinar e que, posteriormente, iríamos também acompanhar o desenvolvimento delas, anotando diariamente o que estaria acontecendo no nosso experimento.
Eu trouxe alguns pacotes de terra preta de jardinagem e areia. Expliquei a diferença entre elas e pedi para que abrissem os pacotes e misturassem a terra preta com um pouco de areia.
Assim que abriram o pacote, todos estavam querendo conferir o cheiro do húmus pois, eu havia pacientemente explicado que ele se forma pela decomposição da matéria orgânica mas que, no final do processo, não fica mal cheiroso, que a gente só sente um cheirinho de terra. Pude perceber pelas expressões faciais que eles queriam conferir o que eu havia dito mas com dúvidas se realmente era verdade. As caretas, antes de levar a terra ao nariz, deixava claro que eles pressentiam que o cheiro do húmus não seria bom. Logo após sentirem o odor, mudavam de caretas para feições de surpresa e imediatamente comentavam com os outros que não era ruim.
Na hora de misturar as terras, muitos brincaram com as mãos amassando o substrato entre os dedos, como se sentissem a textura e se divertissem com a sensação proporcionada. O curioso é que, no início, alguns alunos não queriam tocar a terra, pois estavam com medo de ficar com as mãos