cta-e
Nos dias atuais são cada vez mais comuns pequenos empresários abrindo seus próprios negócios a fim de enriquecerem, em meio a um mercado cada vez mais competitivo e em uma crescente demanda e oferta.
Por sua vez, uma minoria destes empresários possui conhecimento específico referente aos Regimes Tributários que melhor se adéquam ao ramo de atividade de sua empresa. Esta função, na maioria das vezes, cabe ao contador, pois o mesmo possui conhecimento adequado para tal função.
Todo empresário busca tornar sua empresa menos burocrática e mais produtiva, porém os riscos são inevitáveis nas tomadas de decisões, para alcance dos objetivos e do crescimento financeiro. A legislação tributária em suas esferas é muito complexa e com alterações constantes, onde se fazem necessários planejamentos tributários eficazes e acompanhamentos constantes de forma a permitir que os contribuintes optem pela melhor forma de tributar.
A Contabilidade Tributária qualifica-se na adoção de critérios técnicos que visam ensejar a possibilidade de melhor avaliação do desempenho de administradores em face de suas responsabilidades, assim como ajustar determinados valores à realidade de mercado e alguns gerenciamentos adequados à realidade da própria empresa, por apresentar informações que serão utilizadas nas tomadas de decisões e, conseqüentemente, mencionar qual tributação é a mais adequada à empresa avaliada.
A organização, a qualidade e o bom preço são fatores que determinam o bom desempenho e o sucesso de uma empresa, tornando-as estruturadas para competir com a concorrência. Portanto, é preciso estar em sintonia com o modelo de gestão da empresa, procurando informações válidas e efetivas nas decisões do administrador.
Um estudo de planejamento orienta o empresário na busca de resultados, visando mecanismos que lhes permitam diminuir ou evitar desembolsos financeiros no pagamento dos impostos, possibilitando maior lucratividade. Fundamenta-se no direito à economia e