trab historia Lns 2
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
LUIZA FRAMERSCHI
NATALIA SURIANO
SANDY GOLGATTO
TRABALHO AVALIATIVO DE ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE:
MICHELANGELO
SANTO ANDRÉ
2015
RESUMO
Escultor, pintor, arquiteto e poeta, Michelangelo Buonarroti, conhecido também por Miguel Ângelo, nasceu em 1475 e iniciou-se na pintura aos 13 anos, como aprendiz de Ghirlandaio
Trabalhou depois numa oficina de escultura Lourenço de Medicis. Regressou a Florença onde o papa Júlio II solicita os serviços do escultor para Roma em 1505, mas é o pintor que durante quatro anos de trabalho intenso vai decorar os tetos da Capela Sistina.
O pintor, mas igualmente o arquiteto, que adota uma nova estrutura para a organização de toda a obra. A força das figuras vem de uma eficaz utilização das sombras e da cor que emprestam a todo o conjunto uma solene simplicidade eminentemente clássica. Esta obra exprime exemplarmente as tendências neoplatónicas de que se tinha impregnado na corte dos Medicis. O teto é terminado em 1512 e Michelangelo é considerado o maior artista desde a época clássica.
1
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 DESENVOLVIMENTO 04
3 MONOGRAFIA 05
3 CONCLUSÃO 13
4 REFERÊNCIAS 14
2
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos explorar e apresentar o pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni.
Michelangelo era filho de Ludovico di Lionardo Buonarroti Simoni e Francesca di Neri di Miniato del Sera. Aos seis anos, ficou órfão de mãe e foi entregue aos cuidados de uma ama-de-leite, cujo marido era cortador de mármore, o que despertou nele a vocação de escultor. Entretanto, seu pai, de uma família da aristocracia florentina, nunca aceitou a inclinação do filho pelas artes, chegando a espancá-lo ao encontrar desenhos em seus cadernos.
É considerado um dos maiores representantes do Renascimento Italiano. "Pietá", "O Juízo Final",