trab filo 2
4º Platão e Aristóteles passaram a definir as formas de conhecer, as diferenças entre o conhecimento e a ilusão introduzindo na filosofia a ideia de que existem diferentes maneiras de conhecer. Platão distingue quatro formas ou graus de conhecimento que vão do grau superior ao inferior. Quais são eles e como são classificados?
a) Inteligência, opinião, lógica e intuição racional. Os dois primeiros formam o que ele chama de conhecimento inteligível, os dois últimos, conhecimento sensível.
b) Clareza, decisão, opinião e intuição liberal. Os dois primeiros formam o que ele chama de conhecimento sensorial, os dois últimos, conhecimento inteligível.
c) Crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual. Os dois primeiros formam o que ele chama de conhecimento sensível, os dois últimos, conhecimento inteligível.
d) Intuição, decisão, opinião e inteligência. Os dois primeiros formam o que ele chama de conhecimento proposital, os dois últimos, conhecimento sensível.
e) Maiêutica, percepção, opinião e intuição liberal. Os dois primeiros formam o que ele chama de conhecimento liberal. Os dois últimos, conhecimento inteligível.
5º Aristóteles distingue sete formas ou graus de conhecimento: sensação, percepção, memória, linguagem, raciocínio e intuição. Assinale a alternativa que corresponde de forma FALACIOSA ao que diz respeito as opiniões de Aristóteles com relação a estes graus de conhecimento:
a) As informações trazidas pelas sensações se organizam e permitem a percepção.
b) Aristóteles concebe, uma separação entre os seis primeiros graus e a instituição intelectual que é um ato do pensamento puro e não depende dos graus anteriores.
c) Em cada um desses graus temos acessos a um aspecto do ser e da realidade.
d) O que distingue o ultimo dos demais é que nos outros graus, o conhecimento é obtido por indução ou dedução, no