Discursos do Presidente do Estado Plurinacional da Bolivia Evo Morales Ayma
Morales Ayma
Assembleias Gerais das nações unidas
Nos 63°,64°,65°,66°e 69°período de Seções
Seções Plenárias
Setembro de 2008 ,2009, 2010,2011 e 2014
Nova york
Objetivo do trabalho
Analisar o Discurso do presidente boliviano e sua orientação na política externa.
• Pontos de pauta:
Crise financeira.
Mudança climática.
Privatizações.
Combate a fome.
Direito da terra com Tribunal que julga os crimes cometidos ao meio ambiente.
Assembleia geral das nações unidas discurso
Representação do contexto Internacional
Na Bolívia houve levante do povo do campo e da cidade em questionamentos anos de privatição dos recursos naturais que subsidiaram o modelo econômico vigente e privatização dos serviços básico que vinham acompanhado de imposições do banco mundial e do FMI, as políticas e o modelo econômico atual traz consigo a pobreza, uma alternativa é fim desse modelo de concentração de riqueza que não beneficiavam o povo, o resultado dessa luta elegeram evo
Morales que participou com a classe sindical e o movimentos sociais da batalha permanente em busca de igualdade e justiça social.
Temas
O presidente nacionalizou os recursos naturais como os hidrocarbonetos, e a economia começou a mudar profundamente. Antes de ser eleito o estado boliviano só recebia 300 milhões de dólares por seus hidrocarbonetos, o petróleo e o gás natural. No ano passado depois da nacionalização e da lei dos hidrocarbonetos, o estados recebeu 1.930 milhões de dólares.
Representação dos Atores
No dia 13,14,15 de agosto um pequeno grupo de tentaram dar um golpe e tomaram 75 dependências do governo nacional, as rádio e a televisão do foram silenciadas, especialmente as radio comunitárias os aeroportos foram tomados por esse grupo, mas graças a consciência do povo boliviano e a união das nações sul americanas (UNASUR) eles foram derrotados.
Contraste
O Presidente chama a atenção para uma possível inversão de papeis, caso algum movimento social