Trab. estatística
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Aldenide Campos de Souza
Alexandra Rodrigues Rocha
Jean Patrick Oliveira
Maria Aparecida Mollulo
ESTATÍSTICA
CAPÍTULOS 3 e 4
CARIACICA
2012
SÉRIES ESTATÍSTICAS
Um dos objetivos da Estatística é sintetizar os valores que uma ou mais variáveis podem assumir, para que tenhamos uma visão global da variação dessas variáveis. Para isso são utilizados gráficos e tabelas, que fornecerão informações seguras a respeito do objeto estudado.
1 - TABELA
Tabela é um quadro que resume um conjunto de observações. São compostas de:
a. CORPO – conjunto de linhas e colunas que contém informações sobre a variável em estudo; b. Cabeçalho – parte superior da tabela que específica o conteúdo das colunas; c. Coluna indicadora – parte da tabela que específica o conteúdo das linhas; d. Linhas – retas imaginárias que facilitam a leitura, no sentido horizontal, de dados que se inscrevem nos seus cruzamentos com as colunas; e. Casa ou célula – espaço destinado a um só número; f. Título – conjunto de informações, as mais completas possíveis, respondendo às perguntas: O quê?, Quando? , Onde? , localizado no topo da tabela.
Exemplo:
PRODUÇÃO DE CAFÉ
BRASIL – 1991 – 1995 ANOS | PRODUÇÃO (1.000 t) | 19911992199319941995 | 2.535 2.6662.1223.7502.007 |
2 - SÉRIES ESTATÍSTICAS Série estatística é toda tabela que mostra a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie.
As séries estatísticas são compostas por 03 elementos:
O tempo, o espaço e a espécie.
De acordo com a variação da série, podemos classificá-las em: 2.1 SÉRIES HISTÓRICAS, CRONOLÓGICAS, TEMPORAIS OU MARCHAS.
Demonstram os valores da variável em determinado local, descrevendo segundo intervalo de tempos variáveis.
Exemplo:
PREÇO DO ACEM NO VAREJO