Trab eng economica
A existência de um problema é a base para que haja um Processo de Tomada de Decisão. Tomar uma decisão é fazer uma escolha entre duas ou mais alternativas. A alternativa escolhida é a decisão. O processo de tomada de decisão é uma tentativa racional, por parte do administrador, de atingir os objetivos propostos pela organização. Ele obedece ao seguinte roteiro:
1. Reconhecimento do problema
2. Definição do Problema
3. Coleta de Dados relevantes
4. Identificação das alternativas viáveis
5. Escolha do critério de julgamento da melhor alternativa
6. Construção de inter-relações entre o objetivo, as alternativas e o critério
7. Predição dos resultados para cada alternativa
8. Escolha da melhor alternativa para atingir o objetivo
O processo de tomada de decisão, de maneira geral, pode ser traduzido em uma sequência de tarefas, mas nem sempre segue uma trajetória fixa para escolher a melhor alternativa, pois é difícil, ou mesmo impossível, completar um elemento no processo sem considerar o efeito sobre outros elementos da tomada de decisão.
Usualmente, a tomada de decisão inclui a investigação de múltiplas questões e o exame de diferentes alternativas envolvendo uma grande quantidade de dados com relações complexas entre si, exigindo múltiplas análises e interações consecutivas sobre seus resultados. Uma vez reconhecido um problema, vários elementos do processo de tomada de decisão podem ser considerados simultaneamente, não existe uma ordem de quem vem primeiro – o objetivo, as alternativas ou os dados relevantes.
A Tomada de Decisão na Engenharia
Normalmente a tomada de decisão em engenharia se relaciona com problemas de Projetos, Métodos ou Materiais alternados, problemas substanciais de engenharia em que predominam os aspectos econômicos e onde a eficiência econômica é o critério para a escolha entre alternativas possíveis.
Exemplo: Um agregado de concreto deve conter ao menos 31% de areia por volume para uma composição