Trab 2 Eng Economica
Daniela Rosa de Araujo
Dyana Alberti Caldeira
Mercados Financeiros
Vila Velha
2015
Introdução
O mercado financeiro é o mercado onde os recursos excedentes da economia (poupança) são direcionados para o financiamento de empresa e de novos projetos (investimento).
Este trabalho mostra os tipos de mercados existentes dentro do sistema financeiro entre mercado de capitais, monetário, cambial e de crédito. Diferenciando cada um por suas características, ações e influência em todo o contexto do sistema.
Referências Bibliográficas http://robertoquaranta.blogspot.com.br/2012/03/o-mercado-financeiro-e-seus-segmentos.html http://ava.grupouninter.com.br/claroline176/courses/U7343D24668/document/aulas/aula2/slides.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_financeiro http://uol.iesde.com.br/aprovaconcursos/demo_aprova_concursos/analise_de_investimentos_01.pdf
Conclusão
O sistema financeiro é dividido por quatro grandes mercados, mercado de crédito, capital, monetário e cambial, sendo de grande importância o bom desempenho de todos, para assim, dar fluidez ao sistema em geral.
Pode-se dizer que o Mercado Financeiro é um complexo de trocas de papéis, títulos e moedas, no qual busca-se a melhor liquidez das operações para a continuidade das entidades.
Neste trabalho, abordamos às diferenças em que cada mercado trás, distinguidos e ponderando o seu papel dentro do sistema.
1. Mercados Financeiros
Mercado Financeiro entende-se por “convenção de compra e venda”, dinheiro/capitais, “mercado em que se permuta a oferta e a procura de capitais em longo prazo”. Compra e venda de mercadorias, imóveis, móveis e ações. Portanto, um mecanismo criado para facilitar transações e fazer a moeda corrente circular de uma forma direta ou indireta. É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos.
Participam