Trab Claudia 1
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Ciências – Conteúdo e Método.
Professora: Claudia da Motta C.P. Alves.
Estudante: Andreia Santos
Data da Entrega: 13/04/2015.
Proposta de Atividade:
Algumas pessoas, mesmo após o ensino formal persistem em suas concepções alternativas, divergentes das concepções cientificas. Seria correto concluir que elas possuem ideias que já foram imaginadas anteriormente por pensadores da ciência, ou que existe uma evolução de ideias de maneira similar aquela que ocorreu na história da ciência? Justifique sua resposta.
A ciência e todo o seu conhecimento é um campo da atuação humana que tem como objetivo principal apreender e compreender os fenômenos naturais e sociais produzindo assim os conhecimentos.
Em nosso cotidiano, produzimos e repassamos conhecimentos e impressões sobre o mundo. Ao pensarmos no paradigma positivista, o conhecimento e seu processo é considerado como uma relação entre sujeito e objeto, cuja principal característica é a neutralidade e o seu distanciamento (objetividade).
As principais características do positivismo, conforme Laville e Dionne, são:
a) empirismo – o conhecimento parte da realidade e ajusta-se à mesma;
b) objetividade – o pesquisador não deve influenciar o objeto investigado;
c) experimentação – o conhecimento positivo repousa na experimentação, e é através dela que se demonstram as hipóteses;
d) validade – a validação dos conhecimentos é obtida pelo controle e pela repetição de experimentos;
e) leis e previsão – o objetivo da ciência é prever e formular leis explicativas para um conjunto de fenômenos. Sendo assim, o processo de conhecimento é estabelecido a partir da relação intersubjetiva limitando as possibilidades da objetividade, o senso. Ainda é relevante destacar que o sujeito pesquisador incorpora sua posição (intelectual, política e social) ao processo de investigação, passando