Como As Multinacionais Transferem O Conhecimento Para C FICHAMENTO
Capacidade de promover a tranferência de informação das subsidiárias para a matriz e vice versa é o grande diferencial competitivo das multinacionais.
Estudo da Escola Superior de Propaganda de São Paulo procura comprovar a vantagem das subsidiárias brasileiras em relação aos BRICS. Fatos que o comprovam são:
1 - As matrizes mandam cada vez menos gestores expatriados para as subsidiárias brasileiras, pois após 40 anos de presença no Brasil,as matrizes dão confiança e autonomia aos gestores brasileiros. Tendo que mandar expatriados apenas para cargos de presidência e diretoria.
2 - As subsidiárias brasileiras existem a mais tempo do que as outras,por isso desenvolveram de uma melhor forma as estratégias de marketing local.
3 - Consequência do tópico anterior é a transferência de informação das subsidiárias para a matriz.
4 - O uso constante e correto da internet para transferência de informação.
5 – Desvantagem na colaboração internacional, que não é forte nas subsidiárias brasileiras.
Global x local
Estratégias: de integração global e multidomésticas (com adaptações locais)
C. K. Prahalad: Pressão local e a globalização são influenciam fortemente nas estratégias de marketing.
A integração global e a adaptação local,segundo o estudo,pode ser medida pelo nível de transferência de informação entre as subsidiárias e matrizes,quanto maiores os graus de integração e adaptação,maior a quantidade de informação transferida.
Há diversos mecanismos de transferência de informação entre as empresas. Os principais são citados no texto. Todos são relacionados ao diálogo constante entre as matrizes e subsidiárias. De forma virtual e presencial.
O estudo teve por objetivo mostrar as vantagens e as desvantagens das empresas multinacionais no Brasil.