Trab Be
- As qualidades
É fácil de reciclar e transformar em fibras de poliéster. É leve, o que facilita o transporte: uma embalagem de dois litros pesa cerca de 50 gramas.
- As desvantagens
É descartado de forma inconsciente pela maior parte da população e acaba poluindo rios e córregos. Além disso, a maior parte da produção ainda tem origem em fonte não renovável (o petróleo).
- Vida útil
É um produto descartável, que será reciclado após o uso. O plástico, contudo, perde propriedades ao ser reaproveitado.
- Danos ambientais
Uso de fonte não renovável.
Poluição.
A principal matéria-prima dos plásticos é o petróleo, formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.
A fração nafta resultante do craqueamento é fornecida para as centrais petroquímicas, onde passa por uma série de processos, dando origem aos principais monômeros como, por exemplo, o eteno.
É importante observar que apenas uma pequena parcela da produção mundial de petróleo é usada para a obtenção dos plásticos, em processos totalmente controlados que não afetam o meio ambiente e muito menos contribuem para o aquecimento global.
O lixo brasileiro contém de 5 a 10% de plásticos, conforme o local. São materiais que, como o vidro, ocupam um considerável espaço no meio ambiente. O ideal: serem recuperados e reciclados. Plásticos são derivados do petróleo, produto importado (60% do total no Brasil). A reciclagem do plástico exige cerca de 10% da energia utilizada no processo primário.
Do total de plásticos produzidos no Brasil, só reciclamos 15%. Um dos empecilhos é a grande variedade de tipos de plásticos. Uma das alternativas seria