Trab Argila
FOLHA DE ROSTO
Introdução
O manuseio de argilas no segmento estético pode parecer uma novidade para muitos, porém, há registros milenares indicando os benefícios do uso de máscaras de argila como um procedimento terapêutico, sendo assim, considerada um dos medicamentos mais antigos utilizados pelo homem e certamente um dos mais efetivos, pois a maior parte das enfermidades podem ser tratadas com o uso desta substância devido a ampla quantidade de minerais presentes em sua composição que são similares aos do corpo humano.
As argilas podem ser utilizadas como produtos cosméticos destinados ao tratamento da pele e dos cabelos. Os atuais interesses por parte da cosmetologia no desenvolvimento de pesquisas destas formulações são atribuídos aos efeitos de limpeza, ação tensora e aquecimento, além da promoção de ação estimulante, suavizante e também ionizante. Já que a mesma é composta por elementos minerais que em contato com a pele tem ação da troca de eletrólitos. (TERRAMATER, 2010)
Objetivo
O presente trabalho propõe como objetivo a alta relevância da argila natural como princípio ativo além da prática medicamentosa, incluindo o uso alternativo para o seu uso no segmento estético facial e corporal. Deste modo, foi desenvolvido uma listagem explanada sobre suas características, tipos, funções e composições visando a elaboração de protocolos estéticos.
Desenvolvimento
Introdução/definição
A argila é um material natural terrulento proveniente da decomposição de rochas feldspáticas, com uma fina granulação, que usualmente obtem certa plasticidade quando umedecida com água.
Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potencializadores de determinados efeitos, conforme sua concentração. Quando estes minerais estão em doses ínfimas, são chamados de oligoelementos, mas seu efeito remineralizante se faz notar mesmo nestas quantidades. Na estética, pelo seu