TR BIO métodos anticoncepcionais
Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que temporariamente ou permanentemente não desejam ter filhos. Existem dois grupos de métodos contraceptivos, os reversíveis e os irreversíveis:
Métodos Contraceptivos Reversíveis: São métodos que ao deixarem de ser utilizados permitem uma gravidez. Os métodos reversíveis são subdivididos em:
Métodos comportamentais
Tabelinha: Esse método é baseado na premissa de que os ciclos menstruais são relativamente constantes e, por isso, o período fértil do mês subsequente pode ser estimado pelo ciclo anterior. Para adotá-lo, a mulher deve anotar pelo menos os seis últimos ciclos. A partir daí, estimar o início do período fértil subtraindo 18 dias do comprimento do ciclo mais curto e o fim dele subtraindo 11 dias do ciclo mais longo.
Em geral, mulheres com ciclos com variações de mais de seis dias não devem usar esse método.
Temperatura basal: Toda mulher apresenta uma temperatura basal média no início do ciclo até a ovulação. Quando a mulher está perto de ovular, a temperatura costuma ter uma ligeira queda e, após a ovulação, a temperatura que estava baixa começa a se elevar. Tem como fundamento o aumento temperatura que a progesterona provoca na mulher. Quando a temperatura sobe e permanece alta, é sinal que a mulher ovulou no dia anterior.
Muco cervical (método Billings): É uma maneira comportamental e natural de prevenir a gravidez, já que se baseia em evitar relações sexuais em determinados períodos de cada ciclo menstrual, de acordo com a análise do muco cervical feminino; sem a utilização de métodos de barreira ou hormonais e, tampouco, intervenções cirúrgicas.
Coito interrompido: Coito interrompido é quando, numa relação sexual, o homem pressente a ejaculação, retira o pênis e ejacula fora da vagina. É um dos métodos contraceptivos mais antigos que existe.
Possui baixa efetividade, pois as secreções do pênis na fase de excitação podem conter espermatozoides vivos. Além disso, pode ser difícil conter