TQE C pia
Pratica 5:Separação de Misturas Decantação de Líquidos
Professores:
Kelly Almeida Artuzo
Introdução: Em Química, separações de misturas são utilizadas para isolar substâncias (ou outras misturas) em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas.
Os métodos para que isso se concretize são: filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, que pode ser dividida basicamente entre homogêneo e heterogêneo.
Os métodos de separação (análise imediata), podendo ser de modo mecânico ou por processos físicos, são técnicas que se utilizam de conhecimentos de propriedades (como solubilidade, interação magnética) e constantes físicas (como P.F., P.E., densidade) para separar os componentes de um sistema.
Decantação: A decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas, principalmente de misturas compostas por líquidos (imiscíveis ou não (que não se misturam)). O recipiente contendo as substâncias é inclinado, derramando a substância mais leve (que fica em cima), em outro recipiente.
Um processo mais eficiente seria utilizando um sifão ou o funil de separação.
Objetivo:Utilizar corretamente o funil de separação assim como fazer sua limpeza.
Materiais e Reagentes:
Argola com mufa
Béquer de 50ml
Funil de Decantação
Proveta de 50ml
Suporte Universal
Agua destilada
Óleo usado
Procedimento Experimental:
1.Antes de utilizar o funil de Separação, verificar se o mesmo esta bem limpo e se a torneira não está emperrada por falta de vaselina ou graxa de silicone e/ou obstruída. Ela deve possuir movimento deslizante e seu orifício não deve conter resíduos de vaselina ou similar.