Tqc - total quality control
É um sistema de gestão da qualidade que busca transcender o conceito da qualidade aplicada ao produto. Neste sistema a qualidade é entendida como a separação das expectativas não apenas dos clientes, mas de todos os interessado – fornecedores, consumidores, empregados, acionistas, entre outros.
De início o conceito relacionado a qualidade era igual a ausência de defeitos no produto final, que por sua vez era verificado na medida exata da intensidade de inspeções realizadas. Mais tarde, foi extendido o conceito de Controle de Qualidade também as condições em que o produto é produzido, porque, por exemplo, o produto poderia estar perfeito, sem defeito algum, mas pode não ter sido produzido em boas condições. Logo após, o conceito de qualidade também passou a englobar a satisfação ou superação das expectativas de todos os interessados.
O termo “Controle de Qualidade Total”foi criado propondo a ideia de que a qualidade só é alcançada quando há o trabalho de todos os envolvidos no desempenho da organização, não apenas de um grupo de pessoas. O criador do termo, Armand Feigebaum, defendia a ideia de que fosse criado uma estrutura para suporte à qualidade, hoje a Engenharia de Qualidade, que seria responsável por resolver problemas que englobam mais que uma área da empresa, esta abordagem dá ênfase à comunicação entre os departamentos da empresa, principalmente de produção, materiais e design.
O conceito de Controle da Qualidade Total engloba os seguintes itens:
- Orientação ao cliente,;
- Qualidade em primeiro lugar;
- Ações orientadas por prioridades, fatos e dados;
- Controle por processos;
- Variação dos dados que cada funcionário tenha em mente que a qualidade de seu trabalho interfere na qualidade do produto na próxima etapa do processo;
- Identificação das verdadeiras necessidades dos clientes;
- Evitar que erros já identificados aconteçam novamente.
Dimensões da Qualidade
A Qualidade Total é composta por