Tqc- total quality control
Para alcançar bons níveis de qualidade é necessária uma revolução nos processos administrativos da Organização. A empresa deve estar preparada para absorver as mudanças sociais, tecnológicas e econômicas do ambiente no qual está inserida de maneira rápida e satisfatória. A qualidade deixa de ser função de um departamento específico e passa a englobar uma série de passos envolvendo todos na empresa, necessitando de um sistema que crie condições favoráveis ao seu aperfeiçoamento constante. É por isso que as empresas estão preocupadas em desenvolver sistemas administrativos fortes e ao mesmo tempo flexíveis de forma a garantir a sua sobrevivência. É neste contexto que o Total Quality Control (TQC) tem se mostrado uma alternativa interessante.
Com o propósito de desenvolver uma metodologia clara para a conquista da Qualidade Total, vários especialistas divulgaram suas linhas de pesquisa gerando diversas abordagens para busca da qualidade pelas empresas.
• ABORDAGEM DE DEMING
Reconhecido mundialmente como o grande promotor do Controle da Qualidade no Japão, Deming deixou grandes contribuições para o desenvolvimento da qualidade. Sua abordagem é baseada no uso de técnicas estatísticas para reduzir custos e aumentar a produtividade e qualidade.
O enfoque de Deming está no controle e melhoria de processo, não apresentando para tanto, um sistema estruturado, ou uma metodologia clara para a implementação de sua abordagem nas empresas.
• ABORDAGEM DE JURAN
As principais contribuições de Juran foram a definição e organização dos custos da qualidade e o enfoque da qualidade como uma atividade administrativa. Juran atribui a responsabilidade pela qualidade final do produto ou serviço à função qualidade, que segundo ele é o conjunto das atividades através das quais atingimos a adequação ao uso, não importando em que parte da organização estas atividades são executadas.
• ABORDAGEM DE CROSBY
Crosby, o pai da filosofia Zero