Tqc - controle da qualidade total
O controle de qualidade moderno teve seu inicio na década de 30 com a aplicação industrial do gráfico de controle inventado pelo Dr. Walter A. Shewhart, tornando-se o primeiro passo para substituição de um procedimento baseado na detecção e correção de produtos defeituosos conhecido como inspeção, para o estudo e prevenção dos problemas relacionados a qualidade de modo a impedir que fossem produzidos produtos defeituosos. Esse sistema permitiu atender as exigências do período de guerra produzindo suplementos militares de boa qualidade.
Com a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial e a detecção de problemas no sistema telefônico japonês apurada pelas forças americanas de ocupação, os americanos determinaram em 1946 que a indústria de telecomunicações japonesa implantasse programas de controle da qualidade. Ocorreu então uma reeducação da indústria japonesa pelos métodos americanos. Nesse contexto ainda em 1946 foi criada a JUSE (Union of Japanese Scientists and Engineers), uma organização formada por engenheiros e pesquisadores que trabalhavam em universidades, industrias, e órgãos governamentais.
Essa organização tinha como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos sobre o controle da qualidade e dissemina-los pelo Japão. Para que isso ocorre-se em 1950 a JUSE convidou o estatístico William Edwards Deming , dos Estados Unidos , para proferir seminários sobre controle da qualidade para administradores e engenheiros. Nestes seminários eram abordados os seguintes temas : * Utilização do ciclo PCDA para melhoria da qualidade; * A importância do entendimento da variabilidade presente em