Tpie
Curso Profissional Técnico de Apoio à Infância
Disciplina: Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa
Professor: Bruno Batista
Ano Lectivo 2011/2012
Tema: Projecto de Intervenção Pedagógica
Trabalho Realizado por: Ana Guimarães - Nº 3
Ano - 12º - Turma - G
de Abril de 2012
Índice
Introdução
Projecto
Um projecto diz respeito a algo que se pretende realizar, a um conjunto de actividades, que implicam a utilização de recursos diversos, para levar a cabo um determinado objectivo.
No plano de projecto tem de estar incluído quem são os intervenientes, como se vão organizar, quais as estratégias a utilizar na acção a desenvolver, quais os recursos necessários para o colocar em prática, bem como as actividades que permitem realizar.
O projecto é composto por algumas características: * Construção Progressiva - O projecto vai-se fazendo através de um processo que vai sofrendo uma evolução. O projecto deve ser flexível, para que se possa ir adaptando. Na construção progressiva o projecto é composto por quatro fases: a concepção, a tomada de decisão, o planeamento e a avaliação.
* Mobilizador / Dinamizador - O projecto educativo, é partilhado por um grupo, onde é necessário que haja uma articulação entre os diversos projectos.
* Autonomia - Os intervenientes que estão inseridos no projecto têm de ter a capacidade de decidir e de influenciar de forma a alcançarem os seus objectivos.
Projectos Educativos
Podemos distinguir projectos educativos, tendo em conta:
* Quem e como Participa - Os projectos podem distinguir-se de acordo com a pessoa ou pessoas, como por exemplo: ter a participação de educadores, crianças, família ou então, só a colaboração dos funcionários da instituição.
* A Complexidade do Processo - A sua realização pode exigir um número maior ou menor de etapas, um tempo de duração mais ou menos longo, que envolva um número maior de participantes.
Projecto Educativo
É um documento que consagra a