Toyotismo
1. – Introdução Pg:03
2. – Desenvolvimento Pg:04
2.1 - Breve histórico Pg:04
2.2 - Características do Toyotismo Pg:05
2.3 - Expansão do Toyotismo: Pg:06
2.4 - Outros traços significativos do Toyotismo Pg:06
2.5 - Ferramentas do Toyotismo Pg:09
2.5.1 Pilares do Sistema Toyota de Produção Pg:09
2.5.2 - Just in Time Pg:10
2.5.3 - Jidoka (autonomação) Pg:11
2.6 Comparações Toyotismo x Fordismo Pg:13
3. - Análise Critica Pg:15
4. - Considerações finais Pg:16
5. – Bibliografia Pg:17
1. Introdução
Este trabalho visa o estudo do Toyotismo, seu surgimento, aplicações e ferramentas. O Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias, desenvolvido no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, e aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema). O Toyotismo espalhou-se a partir da década de 1960 por várias regiões do mundo e até hoje as suas ferramentas são aplicadas em muitas empresas, de diversos segmentos.
2. Desenvolvimento
2.1 Breve histórico
O Japão foi o lugar da automação flexível, pois apresentava um ambiente diferente dos EUA: um pequeno mercado consumidor, capital e matéria-prima escassos, e grande disponibilidade de mão-de-obra não-especializada, impossibilitavam a solução taylorista-fordista de produção em massa. A resposta foi o aumento na produtividade na fabricação de pequenas quantidades de numerosos modelos de produtos, voltados para o mercado externo, de modo a gerar divisas tanto para a obtenção de matérias-primas e alimentos, quanto para importar os equipamentos e bens de capital necessários para a sua reconstrução pós-guerra e para o desenvolvimento da própria industrialização.
O Toyotismo é um modo de organização da produção capitalista originário do Japão, caracterizado pelo just in time, criado por Taiichi Ohno e surgiu nas fábricas da montadora de automóvel Toyota, após a Segunda Guerra Mundial, tinha como