Toyotismo
FLEXíVEL
A descoberta das necessidades organizacionais e dos imperativos do meio ambiente'? No início do século, a idéia de que empregados são pessoas com necessidades complexas, que precisam ser preenchidas, para que possam ter uma performance adequada no trabalho, não era nada óbvia.
Elton Mayo foi um dos primeiros a codificar as necessidades sociais no local de trabalho, a identificar a existência e importância dos grupos informais e a enfocar o lado humano da organização.
Outra contribuição notável foi dada por
Abrahan Maslow. Ele conceituou o ser humano como organismo psicológico que procura satisfazer suas necessidades de crescimento e desenvolvimento, motivado por uma hierarquia de necessidades fisiológicas, sociais e psicológicas.
Herzberg e McGregor, por sua vez, abordaram a questão da integração dos indivíduos nas organizações através de funções mais enriquecedoras. Isto levaria a maiores níveis de criatividade e inovação.
Surgiu daí a idéia de Gerenciamento dos
Recursos Humanos, trazendo conceitos como autonomia, autocontrole, envolvimento e reconhecimento.
Os membros do Instituto Tavistock, da
Inglaterra, foram os iniciadores da Abordagem
Sociotécnica, procurando traçar uma correlação de interdependência entre as necessidades técnicas e humanas nas organizações." Outra contribuição, a Teoria dos Sistemas, considera que as organizações são sistemas abertos e devem encontrar uma relação apropriada com o ambiente para garantir sua sobrevivência.
Dentro dessa visão, três questões colocam- se para as organizações:
• ênfase no ambiente, aí incluindo competidores, sindicatos, clientes, governo, comunidade etc.; • compreender-se como inter-relação de subsistemas; • estabelecer congruências entre os diferentes sistemas e subsistemas, num processo contínuo de identificação e correção de disfunções.
Ainda outra corrente dentro deste campo conceitual, a Teoria da Contingência, teve seus primeiros