Toxoplasmose
TOXOPLASMOSE
INTRODUÇÃO
A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Em seres humanos, pode causar cegueira ou retardo mental, nos casos de transmissão congênita, e pode ser letal em indivíduos imunocomprometidos. O gato é um importante elo na cadeia epidemiológica da doença, porém o principal mecanismo de transmissão para o homem é o hábito de comer carne crua ou mal passada, além da ingestão de legumes, frutas, leite e água contaminados. O principal metodo para não haver contaminação do protozoário é a prevenção, apesar de não ser uma doença consideravelmente letal em imunocompetentes deve-se ter maior cautela e cuidados em imunocomprometidas e gestantes pois pode agravar o estado imunologico do hospedeiro imunocomprometido, assim como infecção fetal em gestantes.
O objetivo deste trabalho é uma pesquisa sobre toxoplasmose, de forma simples e explicativa, realizando um agrupamento de informações e pesquisas realizadas.
TOXOPLASMOSE
A toxoplasmose é uma antropozooonose de distribuição universal que acomete em milhões de pessoas no mundo. O Toxoplasma gondii é um protozoário intracelular, que pode parasitar os mais diversos tecidos de vários mamíferos e aves. O gato e outros felídeos são os únicos hospedeiros definitivos desse parasita. Os felinos eliminam oocistos em suas fezes que contaminam o ambiente. No solo, os oocistos passam por um processo de esporulação e tornam-se infectantes ao homem e aos animais.
Essa doença causa grande impacto na saúde pública, já que a transmissão ocorre de animais para o homem a partir de alimentos contaminados.
A grande dispersão do parasita pode ser determinada pela possibilidade deste apresentar vários mecanismos de transmissão: ingestão de cistos presentes em carne crua ou mal cozida, ingestão de oocistos presentes em fezes de