Toxoplasmose
• É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida causada pelo parasita
Toxoplasma gondii, encontrado com muita facilidade na natureza e que pode causar infecção em massa de mamíferos e pássaros.
• O seu período de incubação consiste de 10 a 23 dias quando a infecção são vindas da ingestão de carne mal cozidas e de 5 a 20 dias quando é provida de alguma infecção associada a gatos.!
Causas!
• Causado pelo protozoário parasita Toxoplasma gondii, um coccídio intracelular, pertencente à família Sarcocystidae, da classe Sporozoa e que possui o gato como hospedeito definitivo. Ela pode ser encontrado nas fezes dos felinos. O protozoário pode se apresentar de forma assintomática, como nas maiorias dos casos. Também ocorrem casos onde não há nenhuma lesão ou dano, caso o hospedeiro (o ser humano por exemplo) não esteja com seu sistema imunitário comprometido. O parasita entra em contato com o organismo do hospedeito quando o mesmo realiza!
- Ingestão de alimentos contaminados — em especial carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais que possuem os cistos do Toxoplasma ou por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas;
- Transplantes de órgãos ou transfusões de sangue;
- Descuido ao manipular a caixa de excrementos que possuem as fezes dos gatos, que pode levar ao consumo acidental de partículas infecciosas do parasita; - Comer terra contaminada com o protozoário;!
• Há casos de toxoplasmose congênita onde o parasita é transmitido da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra. Ela é resultante da transferência transplacentária do Toxoplasma gondii para os anexos extra-embrionários, vinda já de uma infecção primária que a mãe contraiu na gestação.! Sintomas!
• Os sintomas podem ocorrer variação de pessoa para pessoa, já que a doença pode acometer pessoas “imunocompetentes“ (com imunidade normal) e pessoas