Toxocara canis
Laboratório de Parasitologia
Título: Diagnóstico de ovos de Toxocara canis pela técnica da sedimentação espontânea
Autores: Bárbara Leite Moreira, Camila Vaz de Melo e Vanessa Rodrigues de Oliveira
Introdução:
O inter-relacionamento entre os seres vivos é fundamental para a manutenção da vida. Nenhum ser vivo é capaz de reproduzir-se e independentemente do outro, porém esse relacionamento varia entre diversos reinos, filos, ordens, gêneros e espécies (NEVES, 2010).
A Toxocaríase humana é causada por um parasita encontrado normalmente nos intestinos de cães e gatos (Toxocara canis e Toxocara cati), que atinge o homem acidentalmente, sendo a infecção por toxocara canis a mais comum e agressiva em cães.
Os ovos do parasita desenvolvem-se no solo contaminado por fezes de cães e gatos infectados. O contágio se dá através da ingestão acidental de ovos do parasita contidos no solo ou comida contaminada, sendo crianças que tem por hábito comer terra as mais propensas à infecção. Uma vez ingeridos, os ovos chegam ao intestino delgado do hospedeiro humano na forma de larvas migrando pela mucosa até alcançara a circulação portal e através dos vasos sanguíneos sistêmicos podem atingir diferentes aparelhos.
Referência: http://www.revistamedicaanacosta.com.br/9(1)/artigo_4.htm
Material e métodos
O procedimento, feito para analise de diagnóstico de parasitos presentes nas fezes foi realizado da seguinte maneira:
Colocamos cerca de 5g de fezes fresca, em um copo e completamos com água até a mistura ficar homogênea. Acrescentamos mais 100 ml de água.
Filtramos a suspensão com coador e gaze, dobrada duas vezes em um copo cônico com capacidade de 125 ml. Depois de concluída esta etapa, foi decantado 2/3 do líquido sobrenadante sem perder nenhuma parte do sedimento.
Foi necessário, adicionar mais água, até completar ¾ do volume do copo cônico.
Com a pipeta, colhemos uma pequena parte do sedimento na camada