Toxicologia
Conceitos
Toxicologia: ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interações de substâncias químicas no organismo, sob condições especificas de exposição. Investigando a ocorrência, natureza, incidência, mecanismos e os fatores de reisco dos efeitos dos agentes químicos.
Efeito Nocivo: um efeito biológico passa a ser considerado nocivo se: * Ao ser produzido numa exposição prolongada resultante em transtornos da capacidade funcional e/ou capacidade do organismo em compensar nova sobrecarga; * Diminui perceptivelmente a capacidade do organismo de manter sua homeostasia, quer sejam efeitos reversíveis ou irreversíveis; * Aumenta a suscetibilidade aos efeitos indesejáveis de outros fatores ambientais tais como os químicos, físicos, biológicos e sociais.
Agente tóxico ou toxicante: entidade química que causa dano a um sistema biológico, alterando alguma função, ou levando a morte, sob condições de exposição.
Veneno: substância ou mistura de substâncias químicas que provoca a intoxicação ou a morte com baixas doses. Também pode designar substâncias provenientes de animais, com funções de autodefesa ou de predação.
Droga: substância capaz de modificar ou explorar as funções do sistema fisiológico, ou estado patológico, utilizada com interações benéficas ou não ao organismo receptor.
Fármaco: substancia de estrutura química definida, capaz de modificar ou explorar o sistema fisiológico ou estado patológico em beneficio do organismo receptor.
Antidoto: agente capaz de antagonizar os efeitos tóxicos de uma substância.
Toxicidade: propriedade dos toxicantes de promoverem complicações as estruturas biológicas por meio de interações físico-químicas. Capacidade inerente e potencial do agente toxico de provocar efeitos nocivos ao organismo vivo.
Ação toxica: maneira que o toxicante exerce sua atividade sobre as estruturas do tecido.
Intoxicação: manifestação dos efeitos tóxicos, processo patológico causado pelo toxicante causando