Torre eiffel
Enquanto os americanos saldavam sua mais nova maravilha importada de Paris, os franceses estavam construindo outra que guardariam para eles. O mesmo engenheiro que havia construído a estatua da liberdade recebeu a missão da sua vida. Gustave Eiffel construtor de pontes e engenheiro estrutural foi incumbido de construir um monumento para o centenário da revolução francesa. Eiffel conhecia tanto historia quanto metalurgia, e sabia que o ferro fundido permitiria construir uma monumental estrutura com o impacto tão grandioso quanto o dá revolução. Ele planejou uma torre com uma altura estonteante com quase trezentos e cinquenta metros de ferro trabalhado e que permaneceria como a mais alta estrutura do mundo por quarenta anos, sendo destronada pelo edifício Chrysler, de Nova Iorque, que tem 329 metros.
Eiffel usou novas tecnologias para a fabricação, para fundir doze mil traves, elas eram manufaturadas fora do local e montadas ao lado esquerdo da margem do rio Sena, onde ficaria localizado o monumento. Dois milhões e meio de arrebites sustentam o trabalho do ferro o que permite que o vento passe pela estrutura livremente.
O mais perigoso era a enorme quantidade de criticas que praticamente levaram o projeto a ser interrompido. Um proeminente grupo de artistas intelectuais que incluíam o Guy de Maupassant e Alexandre Dumas Junior assinaram uma carta decretando a monstruosidade sobre a sua amada Paris: "Nós, escritores, pintores, escultores, arquitetos e amantes das belezas de Paris - que até então estavam intactas - protestamos com toda nossa força e toda nossa indignação, em nome do subestimado bom gosto dos franceses, em nome da arte francesa e da história sob ameaça, contra a construção, no coração de nossa capital, dessa inútil e monstruosa Torre Eiffel..."
Determinado Eiffel continuou, a torre fico pronta no prazo com apenas seiscentos dias de trabalho e foi inaugurada em trinta e um de março de mil oitocentos e oitenta e nove (31/03/1889).