Torre de hanoi
O jogo torre de Hanói foi inventada pelo matemático francês Édouard Lucas em 1883. Onde é dada uma torre com oito discos, inicialmente empilhados por tamanhos decrescentes em três pinos dados. É um jogo de raciocínio.
Objetivos
A Torre de Hanói pode ser associada a questões de coordenação motora, identificação de formas, ordem crescente e decrescente. O jogo pode ser usado para o estabelecimento de estratégias de transferência das peças, como a contagem dos movimentos e raciocínio indutivo. Iniciando com um número menor de peças, ou seja, resolvendo uns problemas mais simples, seguindo assim, um caminho que dará oportunidade a se experimentar uma das mais importantes formas de raciocínio matemático.
Justificativa
O jogo constitui uma boa oportunidade para os alunos realizarem alguma atividade de exploração e investigação e desenvolverem a sua capacidade de raciocinar indutiva e dedutivamente.
Desenvolvimento
A torre de hanoi, também conhecida por torre do bramanismo ou quebra-cabeças do fim do mundo, foi publicada em 1883 pelo matemático Francês Edouard Lucas, com o pseudônimo Prof. N. Claus (de Siam), um anagrama de seu nome.
A publicação dizia que o jogo vinha do Vietnã, sendo popular também na China e no Japão, e acompanhava a caixa dos quebra-cabeças.
A publicação também oferecia mais de um milhão de Francos para quem resolvesse o problema da Torre de Hanoi com 64 níveis, seguindo as regras do jogo, indicando que o número de movimentos seria 2 elevado a 64 menos 1 = 18.446.744.073.709.551.615 o que daria cerca de 585 bilhões de anos, se cada movimento fosse feito em 1 segundo.
Edouard Lucas foi inspirado por uma lenda Hindu que falava de um templo em Bernares, cidade santa da Índia, onde existia uma torre sagrada do bramanismo, cuja função era melhorar a disciplina mental dos monges jovens. A lenda dizia que, no início dos tempos, foi dado aos monges de um templo uma pilha de 64 discos de ouro, dispostos em uma haste, de forma