torre agbar
Endereço: Av. Diagonal 209-211, Barcelona – Espanha
Arquiteto: Jean Nouveal
Início do projeto: 1999
Conclusão: 2005
Área construída: 47.500 m²
FOTOS DA TORRE
A torre se afina suavemente conforme ganha altura para se juntar com uma cúpula arredondada. O edifício está rodeado em sua base por um profundo fosso irregular com o qual se cria a sensação de que a torre emerge do subsolo.
Por esse acesso pode-se ver um conjunto de espelhos d'água e cascatas que rodeiam a base da torre, produzindo uma luz difusa, formando reflexos nos tetos dos espaços do subsolo.
ESTRUTURA
A construção é formada com a união de dois opostos: a leveza do vidro que cobre o edifício, e solidez da estrutura de concreto.
Esse cilindro de concreto no exterior tem espessuras de 50 cm na base e 30 cm na zona superior. Ele possui perfurações/aberturas para 4,400 janelas, de diferentes tipos.
Todo o perímetro desse concreto é coberto com placas de alumínio matizados, que dão a sua tonalidade característica durante o dia, com uma área superficial de 16.000 m²
Como uma segunda pele, optou-se pelos brises de vidro.
BRISE SOLEIL
O grande brise-Soleil que se forma na fachada, é formado por tiras de vidro de 1.20m por 30cm.
Esse brise é móvel e é controlado por sensores de temperatura no lado de fora da torre, que regulam a abertura e fechamento das cortinas de vidro da fachada do edifício, reduzindo o consumo de energia necessária para o ar condicionado.
Segundo o próprio Jean, “A segunda pele permitirá a criação de um sistema de proteção térmica, que isola o frio do calor, tendo como resultado algo inédito em uma torre, que é poder abrir as janelas.”
INTERIOR - a sensação dada dentro do edifício
FACHADA E ILUMINAÇÃO
Uma característica forte do edifício é a sua iluminação noturna.
Ele tem mais de 4.500 luzes de LED que permitem a geração de imagens luminosas na fachada.
Ela é capaz de projetar 16 milhões de cores, isso graças a um sofisticado